Nos dias atuais se fala muito nas chamadas energias renováveis. Mas afinal, você sabe mesmo o que são? Energia renovável é aquela que vem de recursos que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.
A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais. Em especial a energia solar tem sido muito utilizada em residências e empresas através de placas solares. Além de ser uma energia limpa, o custo para o proprietário do estabelecimento é muito baixo após a amortização do investimento, o que leva alguns poucos anos.
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno.
A energia do vento é bastante consistente ao longo de intervalos anuais, mas tem variações significativas em escalas de tempo curtas. À medida que cresce a proporção de energia eólica numa determinada região, torna-se necessário aumentar a capacidade da rede de modo a absorver os picos de produção, através do aumento da capacidade de armazenamento, e de recorrer à importação e exportação de eletricidade para regiões adjacentes quando há menos procura ou a produção eólica é insuficiente.
De qualquer forma, as energias renováveis são uma realidade sem volta, justamente pelas questões de sustentabilidade do planeta. As novas gerações além de apostarem em energias renováveis, também estão apostando em hábitos saudáveis e de preservação do meio ambiente. Ponto para todos nós!