Lixo eletrônico: você sabe o que é e como descartar?

Você já parou para pensar quanto material o ser humano consome e tempos depois descarta, ou simplesmente vira lixo? Diariamente a sociedade produz toneladas de lixo e com o passar dos anos o planeta começou a mostrar uma verdadeira fadiga ambiental, muito em decorrência da destinação incorreta de todos esses resíduos.

 

Vamos pegar por exemplo, os computadores, celulares, baterias, televisores, câmeras fotográficas, batedeiras e cafeteiras. Estes são apenas alguns dos equipamentos que fazem parte do nosso dia a dia, considerados itens básicos de sobrevivência. Com o tempo, esses eletrônicos ficam obsoletos ou apresentam defeito e o destino, quase sempre, é o lixo.

 

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em 2010, o Brasil é país com maior volume de resíduos digitais por ano: cada brasileiro produz aproximadamente meio quilo. O problema é que o descarte é, normalmente, realizado de maneira errônea. Apesar de todos os materiais merecerem atenção especial quando vão para o lixo, os equipamentos eletrônicos devem ter uma atenção extra. Sim, atenção extra!

 

Isso porque esses equipamentos possuem substâncias químicas em sua composição, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outras, provocando contaminação do solo e da água. Além disso, as pessoas que entram em contato direto com esses equipamentos em lixões e terrenos baldios também podem ser contaminadas.

 

Muitas pessoas ainda se perguntam onde descartar lixo eletrônico. Isso acontece porque enfrentamos grandes problemas com a divulgação de informações sobre o descarte de resíduos e materiais e com os eletrônicos parece que a situação é pior.

 

O primeiro passo deve ser dado em casa, com a coleta seletiva. O lixo eletrônico deve ser sempre separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro.

 

Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos – escolas e universidades – com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.

 

Algumas fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos têm postos de coleta. As empresas de telefonia celular, por exemplo, encaminham os resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.

 

Ao descartar um material de maneira correta, além da preservação, você permite a sua reutilização em outros segmentos, contribuindo para capacitação de profissionais, aumento de empregos e melhoria na educação ambiental. Uma dica: caso o equipamento ainda esteja em boas condições de uso, doe para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital.

 

Além disso, as baterias dos celulares podem ser entregues para as empresas de telefonia. Essas empresas tem a obrigação de encaminhar os resíduos para os locais corretos evitando assim danos ao meio ambiente. Nos casos em que você pretende descartar os equipamentos apenas por estarem obsoletos vale a pena cogitar a possibilidade de doar os mesmos.

 

Quando os equipamentos apresentam boas condições de uso podem ser muito interessantes para instituições sociais ou mesmo para pessoas que não condições de adquirir aparelhos novos. Não contamine o meio ambiente e ajude quem precisa.

 

Uma forma de evitar a poluição do meio ambiente é através do processo de coleta seletiva. Passe a selecionar o lixo produzido na sua casa, escola e empresa, pois isso faz toda a diferença para o meio ambiente. O conceito básico da coleta seletiva é separar o lixo orgânico do lixo reciclável, ou seja, aquele lixo que não pode mais ser reutilizado daquele que ainda pode se transformar em outras coisas como metais, plásticos e papéis.

 

Além de garantir uma quantidade menor de lixo para o meio ambiente absorver, a reciclagem desse tipo de resíduo gera emprego e renda para muitas pessoas em muitas comunidades. Existem várias ONGs que estão embasando o seu trabalho na área de lixo eletrônico.

 

A inclusão digital se dá pelo fato de que as ONGs e instituições que trabalham com a reciclagem de eletrônicos promovem o prolongamento da vida útil dos computadores e equipamentos. Dessa forma pessoas que estão numa camada social em que precisam de inclusão digital e cidadania encontram essa possibilidade.

 

Há também que se enfatizar a redução do acúmulo de lixo bem como a prevenção de contaminação do solo e lençóis freáticos. Dar uma destinação correta para os resíduos eletrônicos faz parte da preservação da natureza.

 

A remanufatura consiste em pegar equipamentos antigos e que apresentam as suas capacidades reduzidas e torná-los novamente eficientes. É possível obter esse tipo de resultado através da limpeza, substituição ou acréscimo de componentes que ajudam a melhorar o seu desempenho.

 

Na maioria dos casos as ONGs e instituições que trabalham com remanufatura de computadores tem como objetivo preparar os equipamentos para atender as demandas de entidades e negócios sociais que tenham como foco a inclusão digital ou cursos de profissionalização.

 

Para ajudar o planeta é importante que você faça a sua parte, isso quer dizer fazer o descarte correto do seu lixo eletrônico. Saiba que todo tipo de eletrônico possui um tipo de descarte indicado. Algumas empresas tem apostado em oferecer urnas para descarte de baterias de celular, por exemplo.

 

Se você não sabe onde descartar algum determinado equipamento pode e deve pesquisar na internet. Com certeza você encontrará uma possibilidade interessante para fazer o descarte correto de todo o lixo que é produzido na sua casa. Quando você não descarta o lixo eletrônico no meio ambiente contribui para que mais pessoas possam aproveitar melhor o mundo do futuro. Não deixe de fazer a sua parte e contribuir para um planeta muito mais sustentável.

 

Vidros!

 

O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado. O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidades.

 

Importância da reciclagem do vidro

 

A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.